Inauguração da Nova Sede


A Coração Azul - Associação Juvenil de Apoio aos Animais inaugurou no passado dia 24 de setembro 2016 a sua nova sede que se situa na Casa das Colectividades. A cerimónia inaugural contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, da vereadora Dora Gaspar e dos assessores da autarquia. 
A nova sede servirá para facilitar a criação das dinâmicas da associação, bem como possuir maior autonomia.


Morada:

Coração Azul
Casa das Coletividades
Avenida dos Bombeiros Voluntários, n.º 415
União das Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João)
4815 - 394 VIZELA




Notícia Rádio Vizela - por Florbela Nunes

Associação de Apoio aos animais está a gora a funcionar na Casa das Coletividades.

A Associação Juvenil de Apoio aos Animais – Coração Azul já conta com sede própria. O espaço, situado na Casa das Coletividades, foi inaugurado no esta manhã , no âmbito do programa comemorativo do 5º aniversário da Associação.

“Era um objetivo há muito ambicionado. Tínhamos a sede no Espaço Jovem, mas queríamos algo mais e fomos solicitando isso à autarquia, um espaço onde pudéssemos ter mais autonomia. Ao virmos para a Casa das Coletividades, as pessoas que nos procuram vão tendo conhecimento da existência de outras associações e no fundo vamos entrar numa rede diferente que nos permitirá chegar a mais pessoas”, sublinhou à Rádio Vizela, o presidente da Coração Azul, João Ferreira.

A Associação vizelense tem em mãos o projeto Patinhas Carenciadas com o intuito de ajudar famílias mais carenciadas que não reúnem as condições necessárias para cuidar dos seus animais. “Com este projeto, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, estamos a ajudar 61 famílias, num total de 134 animais. Neste âmbito, temos pela primeira vez o Veterinário Municipal, Jorge Alves, a ajudar-nos nesta sensibilização de ajudar as pessoas, vamos entregar 451kg de alimentos para cão e 188kg de alimentos para gatos”, explicou João Ferreira que deseja “melhorar a consciência sobre os animais em Vizela”.

Destes cinco anos de existência da Associação Coração Azul, o presidente faz um balanço positivo, admitindo “serem um aliado na ajuda à comunidade”, embora considere que os “vizelenses não estão preparados para o trabalho que a Coração Azul faz”.

A construção de um centro de recuperação/canil é uma ambição que se mantém. “Até ao momento ainda não foi concretizada e para se concretizar é necessária uma série de características. A comunidade tem de estar preparada, os políticos têm de estar preparados porque nós estamos preparados e a partir do momento que construirmos algo, as pessoas vão ter de perceber esse projeto e não achar que vão ter um canil para depositar todos os animais”, conclui João Ferreira.

Questionado sobre este assunto e a falta de estruturas de apoio aos animais em Vizela, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, afirmou que “é fundamental uma candidatura para um projeto ambicioso". "Eu tentei em certa altura que Vizela tivesse um canil supramunicipal, entretanto Guimarães tinha uma quinta com um espaço adequado para a criação desse mesmo canil. O caminho faz-se caminhando e já disse ao presidente da Associação que estaremos sempre disponíveis para apoiar e iniciar a construção desse canil num curto espaço de tempo possível”, acrescentou o edil que se encontrava no local para proceder à assinatura do protocolo da cedência de passagem da nova sede para a Coração Azul, na Casa das Coletividades.

Ainda no âmbito do programa comemorativo do 5º aniversário da Associação, vai ter lugar no próximo fim-de-semana, dias 01 e 02,uma campanha de recolha de alimentos no “Hipermercado Continente”, em Vizela. O programa termina no dia 05 de outubro na Casa das Coletividades e no Fórum Vizela com uma campanha de adoção de animais, a sessão de cinema “A vida secreta dos nossos bichos” e ainda a entrega de prémios do V Concurso Coração Azul.




0 comments:

Enviar um comentário