Deixa a sua gata sozinha à noite?


Campanha de sensibilização:

Deixa a sua gata sozinha à noite?

Certamente já leu ou ouviu a expressão “mês dos gatos”. A altura do ano (Fevereiro) em que as fêmeas entram em cio e onde as ninhadas surgem de forma descontrolada. A triste realidade dos últimos anos mostra que ainda há um desconhecimento e falta de informação para evitar que inúmeros gatos/gatas terminem em gatis ou sejam mesmo adormecidos.

Mas o que fazer para evitar o “mês dos gatos”? Simples. Pilula ou, como aconselhamos, esterilização. Evite gravidezes indesejadas.



Curiosidades:

“Na presença de luz adequada, a maturidade sexual e o primeiro cio ocorre normalmente entre os 6 e os 9 meses, podendo variar dos 5 aos 12 meses. Cada cio dura entre 7 a 10 dias e, caso a fêmea não engravide, pode recorrer em intervalos de 14 a 21 dias.

Uma vez que, contrariamente às cadelas, as gatas em cio não apresentam, nem descarga nem tumefação vulvar óbvia, as alterações comportamentais são os únicos sinais indicativos de que a gata está em cio.

● Numa fase inicial do cio - 1 a 2 dias - as gatas tornam-se mais afectivas, rebolam no chão, esfregam-se nas coisas e nas pessoas, vocalizam e diminuem a hostilidade perante o macho.

● A esta fase segue-se uma outra em que aumentam a vocalização (chegando por vezes a chorar num tom alto e queixoso), colocam-se em lordose (encurvamento anormal da coluna vertebral nas zonas cervical ou lombar), desviam a cauda para um dos lados e permitem a cópula.

O cio é uma experiência stressante e exaustiva para as gatas, que podem comer e dormir menos apesar dos elevados níveis de actividade, sendo comum a perda de peso que muitas vezes não é recuperada antes do início do ciclo seguinte dada a proximidade entre eles. Entre os ciclos, podemos observar alterações comportamentais que variam da letargia à irritabilidade.

Contrariamente ao que as pessoas pensam, os gatos machos não têm cio; o que acontece é que, com o aumento da luminosidade, os gatos têm mais “vontade sexual”, devido ao aumento da produção de testosterona e ao estímulo das gatas em cio.

Nas gatas a ovulação é induzida pela cópula, daí que em caso de cópula dificilmente uma gata não engravida. Na realidade, as gatas são muito prolíficas, uma fêmea e a sua descendência podem dar à luz em apenas 5 gerações (cerca de 2 anos) aproximadamente 324 gatos. Estes números ajudam qualquer dono responsável a entender que a esterilização do seu gato/gata é benéfica, para além de ser um acto cívico.

A Coração Azul aconselha a esterilização e a castração de todos os gatos que não sejam usados para fins reprodutivos. A esterilização tem vantagens para o animal, para o dono e é essencial para assegurar o controlo da população felina e da saúde pública.

Os gatos não esterilizados são mais agressivos, tendem a fugir, envolvem-se frequentemente em lutas, estão em maior risco de contraírem doenças (ex: abcessos, FIV - Virús da Imunodeficiência Felina) e de serem atropelados. Para além disso, os machos “inteiros” tendem a marcar o território com urina de odor intenso e a arranhar árvores e, por vezes, mobiliário e paredes.

A esterilização das gatas é ainda favorável porque reduz o risco de problemas tais como piómetras (infecções uterinas), distócias (problemas durante o parto) e tumores mamários.

A idade ideal para a esterilização dos gatos tendo por objectivo minimizar possíveis complicações cirúrgicas e eliminar os comportamentos indesejáveis é, segundo a maioria dos veterinários, entre os 6 e os 12 meses de idade.

Não existe nenhuma evidência científica de que o seu gato beneficie por ter um cio ou uma ninhada antes da esterilização.

Apesar das alterações hormonais pós-cirúrgicas poderem aumentar o seu apetite, o aumento de peso pode ser controlado ajustando o tipo e quantidade de comida administrada.
Para o bem-estar do seu animal e seu, ajude-nos a evitar que milhões de gatos abandonados sejam adormecidos anualmente!”      

0 comments:

Enviar um comentário